Qual é melhor? Friends x HIMYM

                Seja pelo sucesso alcançado pelas duas séries, ou pelo fato das duas abordarem a vida e relações de grupos de amigos, Friends e How I Met Your Mother são constantemente alvo de discussões entre os fãs que se perguntam: qual das duas é melhor? Defensores para os dois lados existem aos montes, mas será mesmo que uma é de fato superior à outra? Confira abaixo uma comparação entre algumas diferenças entre os shows e tire suas conclusões.


 

               Apostando que exista alguém que esteja lendo esse texto, mas nunca assistiu Friends ou HIMYM, aqui vai uma sinopse das duas.

                Criada por David Crane e Marta Kauffman, Friends gira em torno de um grupo de 6 amigos, Mônica, Ross, Chandler, Phoebe, Rachel e Joey, e as situações que acontecem com eles. Durante a série vamos assistindo o desenrolar dos relacionamentos entre os personagens e o amadurecimento dos mesmos.

                Do outro lado, criada por Carter Bays e Craig Thomas, How I Met Your Mother conta a história de Ted Mosby e seus amigos, Lily, Marshall, Robin e Barney, e é narrada pelo próprio Ted do futuro, que está contando para os filhos como ele conheceu a mãe deles, mas como vemos durante a série, o importante não é o final, mas sim o caminho até ele.

                Apresentações feitas, vamos a parte que interessa, a porrada comparação entre as duas.


           Apenas lendo as sinopses é fácil de entender o porquê das duas serem constantemente alvo de discussão entre os espectadores. Além do fato de ambas serem séries de comédia, ambas abordam a vida e relacionamentos de um grupo de amigos, bem como as diversas relações que existem entre eles (amizade, amor, companheirismo...). Esses amigos costumam sair juntos para se encontrar em um local, sofrem com as decepções amorosas um dos outros, se divertem, choram, brigam e, enfim, fazem tudo que um verdadeiro grupo de amigos faz sempre.

                Realmente existe uma similaridade entre os shows, não há como negar. Nunca vi ninguém comparar alguma das duas com The Big Bang Theory ou Seinfeld, que também tratam sobre grupos de amigos, mas não da mesma maneira que as séries em questão. Um dos fatores que ajuda na hora de compará-las seja a estrutura dos personagens centrais: temos o casal fixo, formado pelo marido bobo e a mulher mais madura; o rapaz que é apaixonado pela garota, que chega a namorar com o rapaz por um tempo, mas depois se separam para voltar a ficar no final o que em um determinado caso estrague o final de uma série; e o rapaz pegador que sai várias mulheres ao longo do show, descobre o amor, mas no final das contas permanece solteiro (desculpa Phoebe, não encontramos nenhum correspondente para você). Esses arquétipos construídos se repetem e criam um ar de “já vi isso em algum lugar” entre as histórias, ainda mais se levarmos em consideração que HIMYM foi lançada “logo depois” de Friends (a primeira é de 2005-2014, enquanto a segunda é de 1994-2004).

 

                Ao meu ver, o que realmente diferencia as duas, e determina qual será sua preferida, é o estilo de comédia e o drama. Enquanto que em Friends temos um humor mais “boboca”, que aposta na estranheza das situações e nas reações exageradas que os personagens têm, HIMYM foca em um humor mais “excêntrico” que se aproveita dos comentários dos protagonistas e de suas personalidades. Um exemplo são as cenas abaixo:




                Se em HIMYM temos os personagens cantando uma canção sobre os “bangs” que o Barney costuma fazer com as mulheres, em Friends a graça fica no Joey usando um peru na cabeça para assustar o Chandler. Mas claro que não existe certo ou errado nesses tipos de humor, o que há é aquele que você mais gosta e se identifica. Não há muito “o que fazer” se uma pessoa gosta de um tipo de humor mais pastelão como o de Friends, e outra prefere as particularidades de HIMYM. É aquela velha discussão, gosto cada um tem o seu.

 

          Já do lado do drama, em minha opinião, é onde HIMYM se mostra melhor. Em Friends, há uma dependência ENORME no casal Ross/Rachel, sendo que no decorrer da série após os dois ficarem juntos eles são separados para que continue existindo a tensão entre os dois. Da parte dos outros personagens não conseguimos enxergar um lado mais dramático, e mesmo quando são feitas cenas que, em tese, deveriam ter uma carga dramática maior, o que acontece é que não nos sentimos tão tocados por elas a ponto de sentir os sentimentos dos personagens. O que é o oposto de HIMYM. Aqui há diversos momentos que jogam nossos sentimentos no chão e que nos fazem realmente sentir mal pelos protagonistas. Seja com os namoros de Ted, os dramas em casais, as perdas de cada personagem ou quaisquer outros momentos, a série se mostra bastante competente em nos fazer sentir o drama que está sendo mostrado na tela, nos deixando, muitas vezes, de coração apertado.




                Outro ponto que ao meu ver é melhor em HIMYM é a estrutura do show. Por se tratar da história de um pai contando aos filhos sobre situações passadas, a série usa constantemente de “saltos de tempo” para mostrar um acontecimento futuro, que normalmente tem grande importância na trama, mas que não sabemos o porquê ou como aquilo aconteceu. Esse fator dá um dinamismo diferente para a obra. Já em Friends, ficamos “presos” há uma mesma estrutura de roteiro que peca ao não surpreender o telespectador. Além disso, temos histórias que são “esquecidas” pelos personagens durante vários episódio para que voltem episódios depois, o que faz com que tudo perca um pouco da continuidade que a série deveria ter.

 

                Acho que pelo texto já deu para perceber qual das duas eu prefiro, não é mesmo? Admito que desde a primeira vez que terminei HIMYM eu já a achei melhor a Friends, e cada vez mais que assisto (já foram três vezes) acho ela cada vez melhor. São detalhes novos, referências novas que me fazem me apegar à série mais e mais. Além disso, outro fator que contribui para minha preferência é o momento da minha vida em que eu assisti ela. Enquanto que Friends eu assisti durante o Ensino Médio, de forma que algumas situações mostradas no show eram totalmente desconexas de minha realidade, HIMYM eu assisti já na faculdade, onde as situações vividas pelos personagens eram muitas vezes semelhantes com as que eu já vivia, como ir a bares com amigos, conhecer e se decepcionar com amores, entre outras coisas mais que me fazem conectar mais a uma série que a outra.



                Isso quer dizer que HIMYM é melhor que Friends? Para mim sim, mas não quer dizer isso seja ou precisa ser unânime. Cada um assiste uma delas em momentos diferentes da vida e tem como base experiências próprias que o fazem gostar mais uma do que a outra. Claro que a discussão sempre vai existir e pontos a favor e contra as duas também, mas o que realmente importa é saber que ambas são tão boas que movem legiões de fãs em todo o mundo em suas defesas, até porque só nos importamos com aquilo com o que nos conectamos.

 


                E então, o que achou do texto? Discorda da minha opinião e acha que Friends é melhor? Hahaha. Dicas, sugestões e opiniões são sempre bem-vindas nos comentários. Até o próximo post!

Publicado por: Unknown

20 anos. Apaixonado por mangás, HQs e academia (sério). Estudante de Direito nas horas vagas.
    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário